Tobii do Brasil

Líder mundial em eye-tracking e em controle pelo olhar

  • tobii@tobii.com.br
  • Tel.: (11) 4195-9211

Press Release

Tobii e Lenovo anunciam novo laptop com controle pelo olhar humano na CeBIT , em Hannover, na Alemanha

O lançamento do primeiro lap top com interface de controle pelo olhar por meio da tecnologia “eye-tracking” (rastreamento do movimento e fixação do olhar) foi anunciado nesta terça-feira (01/03), pela Tobii, na CeBIT, feira internacional para Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Softwares e Serviços, que se realiza em Hannover, na Alemanha. A Tobii, empresa sueca e líder mundial em tecnologia “eye-tracking” anunciou o lançamento do protótipo, em parceria com a Lenovo, empresa chinesa que está entre os quatro maiores fabricantes de computadores no mundo.

Souvenir Zalla, analista chefe do EdgeGroup, representante exclusivo da Tobii no Brasil, afirma que essa iniciativa alcança uma proposta original da Tobii, de levar a tecnologia eye-tracking para os produtos de consumo. “Trata-se ainda, de uma quebra de paradigma nesse nicho de tecnologia, que até então vinha sendo utilizada somente para pesquisas de marketing ou cientificas/acadêmicas, portanto, distante do mercado de consumo da tecnologia”, reitera. Zalla analisa que em três ou quatro anos a inclusão digital de pessoas com dificuldades de movimentos nas mãos está com seu caminho muito bem traçado. “A tendência é a tecnologia eye-tracking ser rapidamente absorvida pelos PCs, melhorando a interface com os devices cada vez mais móveis. Os games, em particular, terão múltiplas interfaces com eye-tracking (olhar), inclusive estendendo para o movimento do corpo, rosto e voz, além de comandos cerebrais, tudo em conjunto”.

Controle pelo olhar – uma interface natural

Todos os fabricantes de computadores, games, tablets, celulares, etc. buscam melhorias de seus produtos por meio de interfaces mais naturais. O uso do olhar para apontar, selecionar e acionar comandos em complemento às interfaces tradicionais, tais como o mouse e teclado é muito amigável, natural e veloz.

O laptop protótipo da Tobii é uma prova de que a tecnologia está madura o bastante para ser utilizada como interface nos eletrônicos de consumo. Zalla aposta que a tecnologia de eye-tracking, hoje caríssima e restrita a pesquisadores e grandes empresas de bens de consumo (marcas), será acessível nos próximo três anos em versões mais simples e de menor acuracidade, ao alcance dos consumidores e seus eletrônicos interativos.

“A parceria desse projeto, Tobii-Lenovo, tem por objetivo configurar o conceito e produção de unidades. Considerando o porte da Lenovo e a alta competitividade do mercado de PCs e Laptops de um lado, e a liderança tecnológica em eye-trackings de outro, leva-nos a pensar que se inicia uma corrida por novas interfaces nos PCs, Laptops, etc.”, conclui Zalla.