Tobii do Brasil

Líder mundial em eye-tracking e em controle pelo olhar

  • tobii@tobii.com.br
  • Tel.: (11) 4195-9211

Cases - FHIOS

Estudo de Caso

Banco Real
Estudo de Usabilidade combinado com Eye Tracking

“Analisar a Experiência do Usuário com o Portal Real Internet Banking tendo como foco abertura de conta e informações de cartão crédito”

Banco Real

O Banco Real possui como foco aspectos como sustentabilidade e relacionamento com a comunidade de clientes. Dentro deste foco e de forma pioneira o Banco Real realizou em conjunto com a fhios um Estudo de Usabilidade combinado com Eye Tracking visando avaliar aspectos primordiais do processo de utilização do Portal Real Internet Banking.

O Projeto

O Projeto possuía questões claras a serem discutidas sobre o Portal, como:

  • O processo de busca de informações para abertura de conta.
  • O processo de abertura de conta para universitários.
  • O processo de busca de informações para adquirir cartões de crédito.
  • A utilização do simulador de financiamento de imóveis.

Para tanto, a fhios realizou 8 entrevistas individuais de usabilidade combinadas com Eye Tracking. As entrevistas foram realizadas em São Paulo em espaço de pesquisa.

Os Resultados

O Projeto resultou em um grande painel com resultados quantitativos, provenientes do Eye Tracking, e resultados qualitativos obtidos através do estudo de usabilidade.
Por exemplo:

  • O Portal foi bem avaliado pelos participantes.
  • A maior parte dos participantes navega pelos menus laterais.
  • A maioria dos participantes não identificou o botão ‘Seja nosso cliente’ como link para ‘abertura de conta’. Posteriormente o Banco Real alterou o título para “Abra sua Conta” o que aumentou exponencialmente o tráfego na área.
  • A maioria dos participantes gostariam que o menu central e os demais menus tivessem maior destaque, através de botões maiores e/ou da diferenciação de cor – laranja ou vermelho.
  • Participantes tiveram certa dificuldade de navegar dentro dos pop-up de ‘abertura de conta’, uma vez que não identificaram nenhum botão de ‘volta’, para acessar a página anteriormente navegada.

A fhios produziu recomendações para que todos os apontamentos sejam sanados e os entregou através de relatório final e workshop de apresentação/discussão dos resultados.